quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dica de bons programas para jogar RPG de Mesa Online

Nem todo mundo tem amigos próximos para poder organizar a boa e velha mesa de RPG aos sábados a tarde. Esse foi o meu caso quando eu sai de minha cidade e fui morar no interior. A solução encontrada foi jogar RPG de Mesa Online, utilizando programas que facilitam a jogatina como chats com roladores de dados, fichas dinâmicas e em alguns casos com o próprio sistema de regras inserida no programa. Além disso é sempre bom utilizar também um programa que facilita o chat de voz, nesse caso o Skype é unanime.

Segue abaixo minhas sugestões de programas que facilitam o jogo de RPG de mesa pela internet:


1. Fantasy Grounds II

Sem sombra de dúvidas esse é  programa mais completo para jogar RPG tradicional de mesa online. Nele você tem uma caixa de chats, dados em 3D perfeitos, tabuleiro customizável, fichas, tokens, etc. O grande diferencial desse programa é que você pode configurar packs com conjuntos de regras dos principais sistemas de RPG, como D&D 3.5, 4E, Storyteller entre outros, que facilita a vida tanto de mestres como de jogadores. Exemplo: quando você digita na ficha do monstro ou do personagem "+4 vs AC" o programa converte automaticamente o seu texto em uma espécie de atalho. Ao selecionar um inimigo no battlegrid (que também é customizável) e clicar duas vezes no "atalho" do ataque, ele já rola automaticamente os dados, compara o resultado com a AC do inimigo e informa se o ataque teve sucesso ou não. Além disso, alguns sistemas possuem suas regras simplificadas em "livros digitais" já com esses atalhos prontos, deixando para o jogados apenas o trabalho de arrastrar as informações para ficha.

O único problema é que essa mamata toda tem um preço: $39,00 obamas para uma única pessoa utilizar ou a versão Ultimante, que deixa a conta sem restrição de uso, podendo aceitar qualquer número de jogadores, mesmo sem a Licença, pelo valor de $149,00 obamas. Para mais informações acesse http://www.fantasygrounds.com/.


2. RRPG Firecast

O Firecast é um programa brasileiro desenvolvido por AlyssonRPG. Ele é uma rede de bate-papo, onde é possivel criar "mesas" (alguma coisa parecida com salas de chat do mirc). É possível deixar sua mesa aberta para que outros usuários do programa acessem sua sala e se tornem novos jogadores. A mesa possui rolador de dados e fichas, que podem ser customizadas a depender do sistema jogado. Para poder utilizar o programa basta acessar http://www.rrpg.com.br/ e se cadastrar. Existe 2 tipos de contas: Silver que é gratuita e a Gold, que custa incríveis R$ 2,00 (Isso mesmo, DOIS reais) por mês, que além de ajudar a manter o servidor do Firecast online, você tem acesso a alguns adicionais, como uma mesa de som para adicionar mais emoção ao jogo e um Battlergrid interativo. Para mais informações é só acessar http://www.rrpg.com.br/.


3. Roll20

Esse é o programa que eu estou utilizando atualmente. Ainda em versão beta, o Roll20 é um aplicativo de browser (ou navegador para os internautas) que conta com sala de chat, canal de voz e de vídeo (para quem tem webcam), rolador de dados 3D, um robusto sistema de battlegrid para poder montar mapas de combate com 3 camadas (background, token e camada exclusiva para o mestre), um organizador de turnos, buscador de tokens pela internet, uma mesa de som que busca músicas disponibilizadas no soundcloud e uma infinidade de outras coisas. O melhor de tudo é que esse aplicativo é inteiramente gratuito, basta acessar o site, cadastrar, criar sua mesa e passar o link para seus jogadores. Para mais informações acesse http://roll20.net/.

Esses são os 3 programas que eu recomendo. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Se você possui um grupo regular, que leva a sério a jogatina, eu recomendo o grupo fazer uma vaquinha e comprar o Fantasy Grounds, onde até mesmo a interface do programa ajuda na imersão do jogo.
Se você esta em busca de novos jogadores, o RRPG Firecast é a melhor opção. Lá você irá encontrar pessoas dispostas a jogar RPG em qualquer horário, e é um ótimo canal para conhecer novos jogadores.
Mas se você está em busca de custo beneficio, o Roll20 é para você (e para mim). A ferramente de elaboração de mapas conquista qualquer mestre, sem fala que é um aplicativos gratuito e roda em praticamente todos os navegadores, o que torna viável o jogo para quem é usuário de Macs e Linux, já que os dois programas acima rodam apenas em Windows.

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Se você conhece algum outro programa deixe aqui nos comentários para que eu dê uma olhadinha, eu sou muito entusiasta com novidades e sempre estou disposto a testar essas tranqueiras.


Valeu e até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário