quinta-feira, 29 de março de 2012

Siga o Mestre: Quando começa o Roleplay e a piada termina.

Olá Rpgistas, Rpgeiros e Jogadores de dados profissionais e amadores. Este que vos fala é Mackoy, ele é mais Nerd do que Dendê, rolador de dado amador, sua primeira paixão consistiu numa personagem de TV(Quem nunca foi apaixonado pela Sheila de Caverna do Dragão?) e agora é o novo colaborador deste blog. Para começar por que não criar uma coluna para ajudar e acrescentar, no arsenal do Mestre, dicas e táticas para situações que geralmente acontecem numa sessão de RPG? 
É isso que irei fazer a partir desse post, com uma Coluna chamada Siga o Mestre!
E começar pelo famoso “calcanhar de Aquiles” dos Mestres seria uma ótima idéia. Como lidar com jogadores que não sabem o limite da piada?

Antes de qualquer coisa, você deverá fazer uma análise da situação:
  • O(s) jogador(es) em questão têm atrapalhado realmente o desenvolver do jogo?
  • Em momentos mais interessantes o clima é quebrado devido algum tipo de intervenção?
  • Você já está puto por não conseguir narrar uma simples taverna sem alguma piada sobre o nome que você mesmo inventou?

Se as repostas foram SIM, Houston nós temos um problema em mãos, ou não.
Primeiro temos que levar em conta o tipo de jogo que estamos a interpretar, o personagem do jogador e é claro o universo em questão. Como eu espero que seja de conhecimento de todo mestre, existem alguns certos universos que são realmente mais voltados a comédia, e paródia, feitos especificamente para o tipo de jogo “paspalhão” que todos nós amamos de vez em quando. Quando não se é o caso, e problemas como os de cima começam a acontecer, chega a hora do mestre se questionar se o modo como está desenvolvendo a campanha é a mais proveitosa relacionada aos jogadores, ou se o(s) jogador(res) em questão só estão afim de virar comediante(s) Stand Up.

Solução do Mestre:
Não podemos perder o foco essencial do Roleplay, interpretação e diversão. A comédia em qualquer mesa é o que torna o jogo muito mais divertido, o problema é que devemos saber diferenciar as partes mais densas da história, até mesmo personagens brincalhões devem saber interpretar a morte de um familiar, acho difícil ele falar: “Morreu e nem sequer deixou um loot para contar a história”.
A melhor solução é trocar o foco de jogo para algo mais leve, e mais engraçado podendo assim se divertir mais. Se ainda assim quiser continuar com o jogo obscuro e entrar numa atmosfera mais densa numa campanha, tente montar um ambiente propicio para isso, jogando a noite com uma trilha sonora um pouco mais assustadora. Em último caso converse com os jogadores sobre a hora certa de fazer as pidas(ou simplesmente os mate na primeira oportunidade).


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