É isso que irei fazer a partir desse post, com uma Coluna chamada Siga o Mestre!
E começar pelo famoso “calcanhar de Aquiles” dos Mestres seria uma ótima idéia. Como lidar com
jogadores que não sabem o limite da piada?
Antes de
qualquer coisa, você deverá fazer uma análise da situação:
- O(s) jogador(es) em questão têm atrapalhado realmente o desenvolver do jogo?
- Em momentos mais interessantes o clima é quebrado devido algum tipo de intervenção?
- Você já está puto por não conseguir narrar uma simples taverna sem alguma piada sobre o nome que você mesmo inventou?
Se as repostas foram SIM, Houston nós temos um problema em
mãos, ou não.
Primeiro temos que levar em conta o tipo de jogo que estamos
a interpretar, o personagem do jogador e é claro o universo em questão. Como eu
espero que seja de conhecimento de todo mestre, existem alguns certos universos
que são realmente mais voltados a comédia, e paródia, feitos especificamente
para o tipo de jogo “paspalhão” que todos nós amamos de vez em quando. Quando
não se é o caso, e problemas como os de cima começam a acontecer, chega a hora
do mestre se questionar se o modo como está desenvolvendo a campanha é a mais
proveitosa relacionada aos jogadores, ou se o(s) jogador(res) em questão só
estão afim de virar comediante(s) Stand Up.
Solução do Mestre:
Não podemos perder o foco essencial do Roleplay,
interpretação e diversão. A comédia em qualquer mesa é o que torna o jogo muito
mais divertido, o problema é que devemos saber diferenciar as partes mais
densas da história, até mesmo personagens brincalhões devem saber interpretar a
morte de um familiar, acho difícil ele falar: “Morreu e nem sequer deixou um
loot para contar a história”.
A melhor solução é trocar o foco de jogo para algo mais
leve, e mais engraçado podendo assim se divertir mais. Se ainda assim quiser
continuar com o jogo obscuro e entrar numa atmosfera mais densa numa campanha, tente
montar um ambiente propicio para isso, jogando a noite com uma trilha sonora um
pouco mais assustadora. Em último caso converse com os jogadores sobre a hora
certa de fazer as pidas(ou simplesmente os mate na primeira oportunidade).
gostei da utima opiçao, mas a segunda nao é nada mal
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